Município de Nova Ramada
Atrativo: Cavernas

Caverna- Nova Ramada

caverna possui cerca de 160 metros de comprimento. Para a realização da travessia foi necessário equipamentos de luz e proteção. Por: Jornalista e assessor Cultural Dado Carlini e assessor de Esportes e Turismo Maico Camargo
A Série de matérias especiais Peregrinos, que está retratando alguns pontos possíveis para o turismo em Nova Ramada, retorna hoje com a Caverna da Esquina Bom Sucesso.
Ao começar a fazermos as matérias especiais sobre os diversos locais que possuem algo de especial para vistação, a mais lembrada foi a Caverna, ou Furna (como queiram chamar) da Esquina Bom Sucesso, localizada nas terras de Sadi Dallabrida. A partir daí, realizamos a nossa peregrinação até o local.
Ao chegarmos lá, tivemos certa dificuldade em encontrá-la. Por estar escondida entre árvores e vegetações que impedem enxergá-la sem adentrar no mato. Levamos certo tempo até chegar ao local, que está localizado em uma espécie de um pequeno penhasco.
Tivemos alguns contratempos devido ao bloqueio de vegetações. Ao chegarmos à cavidade, nos deparamos com uma abertura de cerca de dois metros de altura em meio a um paredão de terra. O nível de periculosidade aumenta adentrarmos ao local.
A passagem fica difícil, e ficamos com água até os joelhos no momento em que as paredes vão se estreitando. Em muitos momentos foi necessário se contorcermos para passarmos por determinados obstáculos e, no instante em que os riscos se intensificam, encontramos espécies de estacas, proibindo a passagem.
Estávamos em dúvida se de fato a cavidade é uma caverna ou furna como muitos dizem. Para sanar nossa imprecisão, consultamos o departamento de geologia da Universidade Federal do Paraná, o qual nos indicaram o mestre e Doutor em Geologia Eduardo Salamuni para nos dar a resposta. Foram enviadas fotos a ele, o qual concluiu que, de fato, a cavidade natural é uma caverna.

Obs: O Proprietário não se responsabiliza por qualquer eventual acidente que aconteça no local.

Endereço: Localidade Bom Sucesso
Fone: (55) 3338-1020