Rota Rural Sabores e Saberes

ROTEIRO

– O Roteiro inicia na Praça Notélio Mariotti com a contemplação da obra de arte que retrata momentos históricos de Ajuricaba. A obra foi desenhada em alusão aos cinquentenário de emancipação do município 1966-2016.

– Capela Santo Antônio: capela com o prédio mais antigo da Diocese de Cruz Alta, fundada em 13/06/1909 na Linha 17, antiga Colônia de Ijhuy.

– Queijaria UHDE: Agroindústria situada em casa de estilo alemão, construída em 1956 pela família Wagner. Local de produção de queijos e onde é servido o ‘Café da Isoldi’.

– Cabana de Pedra: Construção com base na arquitetura dos imigrantes, colonizadores desta terra, com acervos da época. Aqui é realizado o Momento Campeiro: explanação de raças, encilha e doma.

– Sítio de Lazer Engenho Velho: local com infraestrutura variada: cabanas pra hospedagem, área para camping, piscinas, pesque e pague. Possui também Mostra de Peças Antigas e Culinária do Campo.

– Cachoeira Lª24: uma das belezas naturais do município, que dá nome ao Rio ao qual pertence “Rio Cachoeira”.

– Sítio Vô João: Propriedade voltada a sustentabilidade através da produção de leite – uma das principais atividades econômicas do município.

– Sítio Jardim Tropical: Casa de chás construída em 1980 pelo senhor Imanuel Golip Fuurh, imigrante alemão que buscava paz e aconchego junto a natureza. Local de degustação e ponto de venda.

– Espaço do Artesanato: criado em 2002 é um local de encontro, trocas de experiências e vendas das artesãs do município.

 

O ROTEIRO INCLUI

O passeio inclui transporte, guia acompanhante, café colonial, almoço, degustação de sobremesas e chás. Saída as 8h da Praça, em frente ao Palanque Oficial e retorno aproximado às 16h30min.

Endereço: Espaço do Artesanato (Traudi)
Cidade / Estado: Ajuricaba / RS
Telefone: (55) 9 9614-1016
E-mail: [email protected]