Movimento faz parte do processo de mobilização pela construção de ponte entre Itapiranga/SC e de Barra do Guarita/RS.
Com 52 votos favoráveis foi aprovado, na tarde desta terça-feira (30), o Projeto de Lei 232/2020 que autoriza o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER/RS a transferir ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT a titularidade da rodovia RSC-163, trecho entre o entroncamento da RSC-472 (para Tenente Portela) e a Barra do Guarita.
A federalização é fundamental para a conquista de outra grande demanda da região: a ponte interestadual, que deve ligar o município gaúcho de Barra do Guarita e a cidade catarinense de Itapiranga. Para esta pauta existe o Movimento Pró-ponte RS-SC. Rodrigo Locatelli Tissot, prefeito de Barra do Guarita e presidente do Movimento, lembra que esta é uma reivindicação dos dois estados há mais de 40 anos. Ele revela que o movimento se reinventou e ganhou força unindo várias entidades, como a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), Amufron, Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) e outras entidades públicas e empresariais.
Com a federalização dos dois trechos, uma equipe federal deve realizar o projeto da ponte na região. O projeto será custeado pelo governo federal. Por isso, os dois trechos da rodovia, nos dois estados, devem ser federais.