Rota do Yucumã:
um turismo

Completo!

A Região Turística Rota do Yucumã é composta por 32 municípios e está localizada no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com municípios fronteiriços à Argentina e ao estado de Santa Catarina.

Salto do Yucumã

Os municípios que a formam são resultado da união de duas Associações Regionais de Municípios, AMUCELEIRO e AMUPLAM, por apresentarem características semelhantes quanto ao seu desenvolvimento e costumes populacionais, influenciados majoritariamente pelas etnias que colonizaram esta parte do Rio Grande do Sul. Juntos, os 32 municípios compreendem uma área de 9.921,4 km2 e uma população aproximada de 313.182 habitantes. 

Destacam-se no Turismo na Região as belíssimas cachoeiras, museus, prédios históricos, balneários, santuários, igrejas, capiteis, grutas, vinícolas, cervejarias, cachaçarias e deliciosos cafés coloniais.

 

A região se destaca por sua natureza exuberante, marcada de forma especial por importantes fragmentos do Bioma Mata Atlântica, que se encontram preservados, como é o caso do Parque Estadual do Turvo, maior Unidade de Conservação do Rio Grande do Sul, da Terra Indígena do Guarita, maior reserva indígena do estado com 23 mil hectares, e da Terra Indígena do Inhacorá.

Artesanato Indígena – Tenente Portela/RS

Toda essa biodiversidade permite que importantes exemplares de fauna, considerados extintos ou severamente ameaçados de extinção, façam do Parque Estadual do Turvo seu último refúgio no Rio Grande do Sul, tais como a Onça-pintada, a Harpia, a Onça-parda ou Puma, o Cateto, a Anta, o Uiraçu e o Cachorro-vinagre (avistado em julho de 2020 pela primeira vez no RS).

O Parque Estadual do Turvo também é o local onde se encontra o majestoso SALTO DO YUCUMÃ, maior salto longitudinal do mundo, com 1800 metros de extensão. A altura das quedas varia de acordo com a vazão do Rio Uruguai, mas de forma geral se apresentam entre 5 e 7 metros de queda, podendo chegar a 15 metros de altura em épocas de estiagem.  A fenda no Rio Uruguai, que o forma, possui uma largura média de 30 metros e profundidade estimada em torno de 90 a 120 metros.

Conheça a região! Você será surpreendido com as belas paisagens formadas pelo Rio Uruguai e pelas mais diversas cachoeiras que podem ser encontradas no interior dos municípios. Além disso, a hospitalidade e a cultura da região são um convite para se conectar com a simplicidade da vida no campo, a qual pode ser conhecida e experienciada por meio dos Roteiros de Turismo Rural que aqui existem. Também é possível desfrutar de roteiros de turismo de aventura e ecoturismo, além de opções de roteiros gastronômicos e culturais.

Na gastronomia local se identificam os traços típicos das diversas etnias que colonizaram a região, de forma especial a italiana e a alemã. Ao visitar a Rota do Yucumã não deixe de saborear os deliciosos cafés coloniais, os produtos das agroindústrias familiares, o Käsekuchen de Panambi e a culinária típica das 12 etnias representadas na FENADI de Ijuí.

O Consórcio

O Consórcio Rota do Yucumã, pessoa jurídica de direito público, criada no ano de 2000, tem como objetivo principal promover a conscientização e a educação para o desenvolvimento do turismo sustentável junto à comunidade local.

Localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, a Rota do Yucumã é formada por 32 municípios, são eles: Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra da Guarita, Bom Progresso, Braga, Bozano, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

Em 2007, foi desmembrada da Região Missões sendo assim, criada a 10ª Região Turística do Rio Grande do Sul: a Região Turística Rota do Yucumã. Este foi um divisor de águas para nosso desenvolvimento turístico, pois possibilitou maior visibilidade à região e fez com que a comunidade local passasse a acreditar no turismo como uma alternativa viável de desenvolvimento.

Atual Diretoria ( Gestão 2021-2022 )

Alair Cemin
Alair Cemin
Prefeito de Derrubadas/RS
Pedro dos Santos
Pedro dos Santos
Prefeito de Campo Novo/RS
Arlei Tomazoni
Arlei Tomazoni
Prefeito de Três Passos/RS
Alceu Diel
Alceu Diel
Prefeito de Tiradentes do Sul/RS