Assinado o contrato de Concessão do Parque Estadual do Turvo

Foi assinado nesta sexta-feira (21/7), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), o contrato de concessão do Parque Estadual do Turvo. O documento foi firmado com a empresa Três Fronteiras Navegação e Turismo, do grupo Macuco Safari, que já atua há 35 anos no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

O prazo de vigência da concessão é de 30 anos e estima-se investimentos de R$ 11,9 milhões nos seis primeiros anos da concessão. Os próximos passos serão a apresentação e implantação do Plano de Transição Operacional – PTO.

Segundo a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, a concessão permitirá a modernização do local e a qualificação de suas áreas verdes. “O objetivo é melhorar as condições do parque, proporcionando à população a oportunidade de fazer um turismo ecológico de qualidade, sem onerar os cofres estaduais” destacou.

Conforme Leite, o Rio Grande do Sul é o Estado com um dos maiores programas de concessões do país. “A concessão de parques estaduais à iniciativa privada não significa a privatização do espaço, mas sim uma parceria que busca o bem-estar coletivo. O governo manterá o papel de regulador e fiscalizador, garantindo que os interesses públicos sejam preservados e que a natureza seja tratada com o devido respeito”, explicou Leite.

 

Fonte: Governo RS

Texto: Jéferson Cardoso/Ascom Sema-Fepam e Lucas Barroso/Separ
Edição: Felipe Borges/Secom