CHAMA CRIOULA É ACESA E DISTRIBUÍDA EM TENENTE PORTELA

Na última sexta-feira (16) a Chama Crioula foi acesa em Tenente Portela, com a presença de autoridades locais e diretores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

A cavalo, a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV), conduziu a centelha desde a principal praça do município até o Parque Águas de Moconá. O ritual, repetido todos os anos, desde 1947, marcou o início dos Festejos Farroupilhas de 2019. A celebração segue até o dia 20 de setembro.

A cerimônia teve apresentações artísticas, com destaque para uma encenação alusiva à Coluna Prestes e à influência dos povos indígenas na formação do gaúcho. A partir desse sábado (17), a Chama Crioula começa a ser levada para outras cidades.

Cavaleiros representantes de todas as Regiões Tradicionalistas levarão a centelha a cerca de 300 municípios do Sul do Brasil, obrigatoriamente a cavalo, como fez Paixão Côrtes, pela primeira vez no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.

No site do MTG,  o presidente da entidade, Nairoli Callegaro, explicou que a Chama Crioula é o maior símbolo do Tradicionalismo do Rio Grande do Sul.

— Ela sintetiza o sentimento de pertencimento de todos os gaúchos e amor a nossa cultura – ressalta.

Fonte: Gaucha ZH