Leilão de Concessão do Parque Estadual do Turvo

Aconteceu na última quarta-feira (31/8), com início às 14h, no Salão Alberto Pasqualini – Palácio Piratini em Porto Alegre a solenidade de abertura pública dos envelopes referentes ao processo de Concessão das Áreas de Uso Público do Parque Estadual do Turvo – Derrubadas/RS.

A empresa Três Fronteiras Navegação e Turismo, do Grupo Macuco Safari, foi a vencedora do leilão de concessão do Parque Estadual do Turvo (RS), realizado nesta quarta-feira (31) no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O grupo, que já atua há 35 anos com o ecoturismo no Parque Nacional do Iguaçu.

O grupo vencedor deve investir R$ 202,4 milhões em obras de infraestrutura, melhorias no atendimento ao público, monitoramento da biodiversidade e ações destinadas à dinamização das economias locais das cidades do entorno dos parques. A concessão tem duração de 30 anos.

O projeto de concessão do parque foi estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a  parceria do Consórcio Araucárias Parques Brasileiros e do Instituto Semeia, sendo uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA/RS) em conjunto com a Secretaria de Planejamento Governança e Gestão (SPGG/RS).

O projeto do Parque do Turvo prevê a concessão das Áreas de Uso Público do Parque, com a inserção de novas infraestruturas de apoio, passadiços para conexão e um mirante com vista de cima do Salto do Yucumã. O projeto prevê ainda a construção de uma pousada, com área de lazer para adultos e crianças, além de trilhas, que darão aos visitantes a possibilidade de experimentar um turismo de aventura,  que vem crescendo no Brasil.