Reunião por Videoconferência Movimento Pró-Ponte RS-SC

Presidente da Rota do Yucumã e Prefeito de Derrubadas, Alair Cemin, participou na manhã desta quinta-feira, dia 27, de importante reunião do Movimento Pró-Ponte RS-SC com a bancada Federal Gaúcha. O grupo é formado pela união voluntária das seguintes instituições: Ameosc, Amuceleiro, Amufron, Assemit, Facisc, Famurs, Fecam, Federasul e Cacis, e tem o objetivo de estimular a discussão e acelerar as ações para concretização da ponte sobre o rio Uruguai, entre os municípios de Itapiranga/SC e Barra do Guarita/RS.

A construção da ponte é um pleito importante para o setor econômico em ambos os estados, que irá alavancar de forma expressiva o desenvolvimento e crescimento regional. Além disso, a construção da ponte irá facilitar a circulação de pessoas nos finais de semana e períodos de férias o que impactará de forma positiva o desenvolvimento da atividade turística e resultará na geração de mais empregos e renda.

A federalização das rodovias SC-163 e da RS-163, é um passo importante para a evolução do projeto de construção da ponte no rio Uruguai. No lado catarinense, a secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (Deinfra) já elaborou o inventário da rodovia, que foi entregue ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), dependendo somente do aceite do órgão governamental.

No momento, estão sendo articuladas agendas com parlamentares do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a fim de aumentar ainda mais a força política em favor desta demanda de grande importância regional.