Aconteceu na última terça-feira, (10), importante reunião por videoconferência para esclarecimentos sobre o andamento do processo de Concessão do Parque Estadual do Turvo. Estiveram presentes o Presidente da Rota do Yucumã e Prefeito de Derrubadas Alair Cemin, o Deputado Tiago Simon do MDB, Secretário Extraordinário de Parcerias, Leonardo Busatto, representantes da SEMA, Prefeitura de Derrubadas e Consórcio Rota do Yucumã.
A reunião teve por objetivo, promover o diálogo conjunto entre os setores administrativos referente ao andamento do Projeto contratado pelo Estado do Rio Grande do Sul, com recursos do BNDES, junto ao Consórcio Araucária, para elaboração do plano de concessão de Parques Estaduais, sendo que no presente caso, o diálogo foi sobre o processo que envolve o Parque Estadual do Turvo em Derrubadas/RS.
Na ocasião, Alair Cemin, manifestou a preocupação da comunidade regional quanto aos termos desse tipo de concessão, e que o Município de Derrubadas solicitava a participação ativa nesse processo de construção do projeto e edital de concessão futura. Foram mencionados ainda, os avanços já registrados com a Gestão Compartilhada do Parque, como a melhoria da infraestrutura e recepção dos turistas, o que resultou o aumento significativo de visitantes.
Segundo os responsáveis pelos estudos, a concessão de uso do Parque Estadual do Turvo à iniciativa privada poderá gerar investimentos obrigatórios na ordem de aproximadamente R$ 7.000.000,00 nos primeiros 03 (três) anos, além de aportes financeiros não obrigatórios, que podem duplicar esses investimentos.
O projeto está sendo estruturado, com estudos em andamento. A publicação do edital está prevista para setembro deste ano, com leilão em dezembro e assinaturas em 2022, destacou a SEMA/RS.