ROTA DO YUCUMÃ PARTICIPA DE IMPORTANTES REUNIÕES EM PORTO ALEGRE

Na manhã desta segunda-feira, dia 06, a turismóloga Fabíula Rosso representou a entidade em importante reunião do CODITUR – Conselho dos Dirigentes de Turismo do RS, a qual foi realizada na sede da FAMURS em Porto Alegre. Tal conselho é vinculado a FAMURS e atualmente está sob a presidência do Secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches. Na oportunidade foram apresentadas as demandas do grupo para a nova equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), a qual está composta da seguinte forma:

– Secretário: Ruy Irigaray

– Diretor de Turismo: Marcelo Borella

– Diretor de Turismo: Alexandre Romano

Após riquíssimo debate entre os presentes foi apresentada, pelo Coordenador Técnico de Turismo da FAMURS, Mario Nascimento a proposta do Projeto Mundo Gaúcho. O projeto envolve a criação de uma Rota Turística Integrada entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Além disso se pretende integrar todas as regiões turísticas do RS em torno da figura do gaúcho. A próxima reunião do CODITUR ficou prevista para Junho, quando os municípios deverão levar para discussão os principais problemas e principais produtos da sua região.

No mesmo dia, no turno da tarde, foi realizada a Oficina Estadual de Regionalização na qual os técnicos da SEDETUR apresentaram as novas exigências do Ministério do Turismo (MTUR) para o cadastro dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro 2019. Entre as exigências deste ano estão:

– Possuir órgão responsável pela pasta de turismo (Secretaria, Fundação, Coordenadoria, Departamento, Diretoria, Setor, Gerência);

– Destinar dotação para o turismo na Lei Orçamentária Anual (LOA);

– Constituir colegiado de participação da sociedade (Conselho Municipal de Turismo);

– Possuir prestador (es) de serviços turísticos de atividades obrigatórias registrados na Base de Dados do CADASTUR;

Além disso, foi apresentado o Programa PRT + INTEGRADO, que visa a atuação conjunta e integrada entre as Instâncias de Governanças Regionais (IGR’s), os Interlocutores do Estados e o MTUR. É o momento em que os coordenadores das áreas técnicas recebem as IGRs e debatem sobre as oportunidades de participação em programas do MTUR.