O Salto do Yucumã, maior salto longitudinal do mundo, está localizado no Parque Estadual do Turvo (Derrubadas/RS). Com 1800 metros de extensão, suas quedas podem chegar de 5 a 7 metros de altura.  A fenda no Rio Uruguai que o forma possui uma largura média de 30 metros e profundidade estimada em torno de 90 à 120 metros.

Visto da margem brasileira, mais baixa, o Salto apresenta-se como um degrau basáltico, coberto por uma cortina de águas brancas e ruidosas. É importante salientar, que a visibilidade das quedas está diretamente relacionada à vazão do Rio Uruguai, quanto menor a vazão do rio, maior a visibilidade do Salto.

Na entrada do Parque Estadual do Turvo existe o Centro de Visitantes, local onde os visitantes recebem informações mais aprofundadas sobre o parque, contendo temas ligados à importância da Mata do Alto Uruguai e à conservação da biodiversidade. A descida até o Salto do Yucumã é feita através de uma estrada de 15 km, que atravessa as matas exuberantes do parque. No final da estrada, chega-se até uma clareira (área de recreação) com cerca de 2 hectares, é neste local onde os veículos terão que ficar estacionados. O caminho até o Salto é feito à pé, através de uma trilha com cerca de 500 metros.

O Parque é um lugar especial, onde o homem é apenas um visitante que deve seguir normas de comportamento para não perturbar a natureza. Ali, o homem deve defende-la, não com palavras mas através de seus atos.

RESTRIÇÕES AO VISITANTE:
– Não é permitida a entrada com animais domésticos.
– Não é permitido levar do Parque plantas, pedras ou qualquer outro tipo de material encontrado em sua área.
– Pesca e caça são proibidas.
– Podem ser feitos vídeos e fotos, desde que não sejam para fins comerciais.
– Não há como se hospedar dentro do Parque, é preciso procurar por balneários, pousadas ou hotéis nos municípios da região.

ALIMENTAÇÃO: Não existem lanchonetes e restaurantes dentro do parque, é preciso levar bebidas e comidas caso necessário. Existem churrasqueiras disponíveis para os visitantes, mas é proibido o consumo de bebidas alcoólicas.